sábado, setembro 22, 2007

Tudo é e não é

“Viver é muito perigoso... Querer o bem com demais força, de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal, por principiar.”
Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas)


Tenha cuidado, muito cuidado. Mas não descuide do principal: o supremo cuidado nunca é o bastante para evitar uma tragédia. Não há prudência, não há habilidade de guerreiro que desafie a força cortante da espada que portamos; não há encantos mágicos que desafie a virulência da serpente que trazemos no ombro. Viver portando espadas de múltiplos gumes, carregando serpentes de humor variável, eis nossa condição. Eis a única fuga impossível.

Viver é perigoso. Tudo se resume aqui, nesta construção genial de três palavras. Talvez não. Talvez seja necessário acrescentar uma nota a música: viver é muito perigoso. Desejo o bem, e o desejo com toda força dos gigantes, com toda astúcia dos sábios, com toda coragem dos heróis que residem no solo mais profundo do meu ser.

Ironia das ironias: precisamente ao desejar o bem é que alimento aquela matilha carnívora que insiste em transitar pela selva medonha e labiríntica que sou. Ao “querer o bem com demais força, de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal, por principiar.”

Muito cuidado. Tudo é e não é.


“Que o que gasta, vai gastando o diabo dentro da gente, aos pouquinhos, é o razoável sofrer. E a alegria de amor − compadre meu Quelemém diz. Família. Deveras? É, e não é. O senhor ache e não ache. Tudo é e não é...”
Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas)

* * * *

5 comentários:

Maya Felix disse...

Sim, viver é muito perigoso, e inevitavelmente (e tragicamente) bom.

O bem que desejamos, esse não fazemos.

Dos dois lados do Equador disse...

Seu texto lembrou-me a máxima: prudência (atitude interior) como as serpentes e simplicidade (atitude exterior) como as pombas, em tudo.

Bjão,

Anônimo disse...

Além de ser perigoso, viver não é opção, mas uma prisão compulsória imposta pelo divino ou quem quer que tenha concebido tudo isso. Dependerá da visão de cada um.

O Tempo Passa disse...

Será que se eu ficar quietinho no meu cantinho, escapo?

Felipe Fanuel disse...

O Schopenhauer que estava certo em dizer que tudo neste mundo é ilusão. Sem essa noção da nossa condição, é impossível viver.

Meus aplausos às citações roseanas!