segunda-feira, abril 30, 2007

Batismo de Sangue e Proibido Proibir

Tenho acompanhado com grande entusiasmo a evolução do cinema nacional. Tive a oportunidade de assistir a duas películas que estreiaram recentemente nas salas de Belo Horizonte, o Batismo de Sangue (de Helvécio Ratton) e Proibido Proibir (de Jorge Durán). Os dois filmes têm pelo menos três coisas em comum: integram um novo e ótimo momento do nosso cinema, revelam o talento de Caio Blat, no melhor de sua curta e já brilhante carreira e tematizam violência, política, amor e redenção.

O primeiro, inspirado no livro de Frei Betto, retrata muito bem os anos negros da ditadura militar, e o faz sob uma perspectiva interessante e talvez inédita: a da Igreja. Destaco as cenas de tortura, filmadas com uma qualidade técnica rara no cinema tupiniquim. Na esteira da leve inclinação teológica deste blog vale chamar a atenção para uma cena comovente, em que a Ceia é celebrada nos cárceres ensaguentados da ditadura.

Quanto ao segundo, Proibido Proibir, do chileno-brasileiro Jorge Durán, trata-se, a meu juízo, de uma das melhores obras do cinema brasileiro das últimas décadas. Rejeito, no entanto, o desafio de me aventurar pelas trilhas da crítica cinematográfica.

Indico aos amigos a crítica da Revista Contracampo e da Folha de S. Paulo.

É uma confrontação ao individualismo e um convite ao mais puro amor cristão - um amor que, cotidianamente, brota do solo mais imprevisível.

Ficam as indicações.

* * * *

10 comentários:

Felipe Fanuel disse...

Meu caro colega da fórmula rolimã,

Obrigado pelas indicações. Batismo de Sangue já estava na lista, cuja indicação foi dada pessoalmente pelo meu amigo-xará Felipe Queres (do blog "SoU pRoViSóRio..."), como eu, simpatizante de Leo Boff e da galera toda da Teologia da Libertação. Quero assistir, sim, mas vai ter que ser depois do Mr. Bean. (hahaha) Sou fã daquele cara. Tenho que correr, pq esse filme já tá saindo de cartaz.

Eu vi o trailler de Proibido Proibir quando fui ver 300.

Obrigado por suas indicações.

P.S.: Cê é teólogo, sim, cara. Assuma! hehehe

Felipe Fanuel disse...

Acabei de ver uma entrevista do Ed René falando sobre o motivo pelo qual as pessoas mudam de religião. Estas suas idéias aqui andam em correspondência com o que ele disse: o trânsito religioso ocorre porque as pessoas buscam experiências novas. Se o seu blog fosse uma religião, uma galera se converteria, inclusive eu. Afinal, cada dia tem uma coisa nova por aqui (hahaha).

Alysson Amorim disse...

Cara,

Mr. Bean é muito bom mesmo, mas não gosto muito dos filmes dele não, prefiro o seriado. Morro de rir.

O Batismo de Sangue é quase todo rodado aqui na capital nostálgica, com exceção de algumas cenas aí na Cidade Maravilhosa e outras na Europa.

Esse Proibido Proibir me surpreendeu. Fui ao cinema hoje e o escolhi aleatoriamente. Sorte do dia.

Abração.

Felipe Fanuel disse...

Ah, a entrevista era na TV (SBT), onde muito raramente costuma se ver coisa nova. (rsrs)

Felipe Fanuel disse...

Oh, esqueci do abraço.

Alysson Amorim disse...

Tento diversificar o quanto posso. Evito assim perder meus poucos, mas gabaritados leitores. =) rsrs

Alysson Amorim disse...

Sério. Ed Réné no SBT?
Que coisa!

Mariangela disse...

Na questão do cinema eu sou das tardías, heaushuehaushae. Se for novidade eu raramente conheço, mas quando der eu vou assistir com certeza esses dois filmes, tá sobrinho? heuahsuheaus..

bjo ;*

Janete Cardoso disse...

Olá gente!
Concordo com o Felipe: esse blog vicia! E obrigada Alysson, pelo " gabaritados" rsrsrs vc é uma graça!
Fui ao cinema do bairro hj, mas os filmes em cartaz não eram esses( por aqui, demoram um pouco mais)mas pretendo assistí-los no Centro.
Bjs

Alysson Amorim disse...

Não deixem de assitir, ainda que em DVD. =)